data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Sd Romink (Comunicação social da EsFAS)
O 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) deve receber o reforço de cerca de 10 novos policiais militares (PMs) formados pela turma de 2020 da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da BM (Esfas) de Santa Maria . A estimativa é do comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Cléberson Braida Bastianello. Segundo ele, ficará a critério do Comando do Estado Maior da BM a definição do número de PMs que irão reforçar o policiamento nas ruas de cada um dos sete regimentos espalhados pelo Rio Grande do Sul (RS). Na manhã desta segunda-feira, foram realizadas formaturas de 860 novos policiais nas cidades Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa. Em Santa Maria, a formatura ocorreu no campo do 1º RPMon na Rua Pinto Bandeira.
- A princípio, são dez PMs que devem vir para o nosso regimento e que apoiarão as ações do 1º RPMon. Mas podem ser mais. Esse novo contingente de policiais militares permanecerá em Santa Maria e dará apoio às demandas de 19 cidades - explicou Bastianello. Segundo ele, a definição do número de novos soldados por região será informada nos próximos dias.
Mega da Virada paga R$ 300 milhões este ano
O comandante da Esfas em Santa Maria, major Artur Marques de Barcellos, ressalta que foram sete meses de formação continuada desde maio de 2020:
- Foram 1.610 horas de aulas nas mais diversas disciplinas, passando pelas áreas do direito, relações humanas, técnica policial, abordagem e tiro, entre outras. Trata-se de um leque bastante grande de conhecimentos que foram repassados a esse aluno, que agora estão aptos a servir e proteger a sociedade gaúcha.
Professores dão dicas para o último mês de estudos antes das provas do Enem
Em sua fala, o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO/Central), coronel Erivelto Hernandes, destacou a responsabilidade que os novos PMs terão no policiamento ostensivo.
- Começa, agora, um ciclo de responsabilidade e cobranças. No momento em que vocês tiverem fazendo a sua atividade de forma certa estarão sendo criticados. Não esperam reconhecimento pleno. A cobrança é permanente. Mas os senhores tiveram uma instrução qualificada na Esfas - disse Hernandes.
NOVA TURMAEm entrevista à reportagem do Bei, o comandante da Esfas revelou que a unidade de Santa maria deverá receber uma nova turma de alunos em março de 2021:
- São aprovados no concurso anterior. Ainda não sabemos quantos serão chamados para a formação. Por enquanto, o processo está na fase de conferência da documentação para a inclusão de novos alunos soldados. Não há, ainda, a definição de quantas vagas serão abertas nessa próxima etapa de formação.
Na pandemia, preparação para o Enem exige maior esforço dos candidatosNO TELÃO
Durante a formatura, que teve a participação da Banda da Esfas, foram apresentadas aos formandos e autoridades mensagens no telão do comandante Geral da BM, Rodrigo Mohr Picon, do secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do governador Eduardo Leite. O prefeito Jorge Pozzobom também formou o palanque oficial das autoridades.
PROTOCOLOS
Todas as solenidades de formatura realizadas na manhã desta segunda-feira observaram os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, com presença restrita apenas a formandos e autoridades indispensáveis ao protocolo da cerimônia. Os eventos contaram com equipes para o serviço de higienização das mãos com álcool gel e aferição de temperatura com termômetro eletrônico. Familiares e o público em geral puderam acompanhar a formatura pela internet.